RUAS DE NAGOYA

Post originalmente feito para o blog AUTOentusiastas.


Poucos sabem, mas não sou fotógrafo de formação, e sim de coração. Sempre gostei de fotografia mas foi apenas em 2003, quando comprei minha primeira câmera digital, que descobri o prazer que essa atividade pode proporcionar. Naquela época eu viajava muito, e sempre que podia saía a pé para fotografar os lugares onde eu estava e assim dividir minha experiência com a família e amigos, principalmente com os autoentusiastas.

Dessa maneira aprendi a observar mais o mundo ao meu redor, dar valor a pequenas coisas, acalmar a minha alma, além de dar um propósito à minha existência nos momentos em que não tenho nada de prático para fazer ou resolver. Com o tempo acabei juntando essas duas paixões, carros e fotografia.

Recentemente fiz uma viagem a Nagoya, a terceira maior cidade do Japão. Fica a uma hora e 30 minutos de Tóquio, de shinkansen, trem-bala. Entre uma atividade de trabalho e outra consegui algum tempo para sair a pé, e sozinho – ninguém aguenta acompanhar um fotógrafo – para retratar alguns carros interessantes. Esse tipo de exercício, em que não tenho a menor ideia do que posso obter como resultado, eu chamo de foto casual. É muito diferente de fotografar para uma revista, por exemplo. Na foto casual o que importa é o que acontece, do jeito que acontece, sem nenhum planejamento ou preparação, sem nenhuma grande expectativa.  

Então as fotos abaixo são frutos do acaso, mas retratam um dia ou dois do que aconteceu nas imediações do centro de Nagoya.


VAGAS APERTADAS

Mesmo Nagoya sendo uma cidade grande, bem próximo do centro há bairros residenciais bem simples. No Japão quase todo mundo pertence à classe média e não há problemas com segurança, e por isso não há muros e portões. Os terrenos são pequenos e as vagas muito apertadas. Para comprar um carro o cidadão tem que provar que possui uma vaga para guardá-lo.

Qualquer espaço vago é usado para estacionamento. Note que não há funcionário algum.
Acima um pequeno terreno com cinco vagas. Em São Paulo fariam caber 15 carros nesse espaço
.
Estacionamento vertical que cabe um carro por andar. 

Garagem é um luxo. Esse pequeno Suzuki parece um cãozinho em sua casinha.
A placa amarela indica que é um kei car.

Além do transporte coletivo eficiente, todos tem sua bicicleta.
Excelentes alternativas ao carro que ajudam a combater o sedentarismo.

Toyota Celica e Nissan GT-R - estrela do Gran Turismo. 


KEI CARS

Os kei cars ou keijidōsha (automóvel leve em japonês) são uma categoria de carros que paga menos impostos e seguro. Para isso suas dimensões não podem ultrapassar 3,4 metros de comprimento e 1,48 metro de largura. Seu motor pode ter no máximo 0,66 litro e 64 cv. Sua placa de licença é amarela. 

Para aproveitar ao máximo o espaço interno, seja para passageiros ou para carga, muitos desses carrinhos são verdadeiras caixinhas, ou fornos de microondas sobre rodas, como me disse um amigo.  Mas alguns deles são bem interessantes, divertidos e muito apropriados para os grandes centros urbanos, como os Daihatsu Copen, Naked, Midget e Mira. A Daihatsu é o maior fabricante de kei cars. Eu acho esses carrinhos tão bacanas que esse assunto merece um post específico em outra oportunidade.

Alguns "microondas" ambulantes. 

Daihatsu Copen

Daihatsu Naked, painéis de porta iguais na dianteira e na traseira.

Daihatsu Midget, simpático.

Daihatsu Mira

Para vagas apertadas, tem ser kei car.


CORES

Outro dia um amigo me disse que no Brasil não precisamos de carros coloridos pois nossa natureza já é bastante colorida. Eu acho que a causa é a "Lei de Gérson". O pessoal deixa de comprar carros nas cores que gosta para poder vendê-los mais facilmente, embora no mundo todo o preto e o prata também sejam populares. Ou seja, já compra um carro pensando na venda. No Japão, além do preto e prata, o branco é igualmente popular, e isso muito antes dele entrar na moda como nos últimos anos. Mas nem por isso não se vê carros mais coloridos nas ruas.

Vale a tentativa dos fabricantes locais nos recentes lançamentos como Agile, CrossFox, Uno e outros, com novos amarelos, laranjas e verdes. Difícil é acreditar que por aqui alguém compraria um Fit na cor abaixo.


Honda Fit, de mocinha.

Mazda Demio reluzente.

Um raro CrossPolo.

Um raro WiLL Cypha, da Toyota.

A linda e elegante Fielder, que hoje só existe no Japão, onde ainda gostam de peruas

Nissan Cube segunda geração, tons pastéis são comuns



BRANCO

Pelo que notei o branco é a cor preferida para os carros mais caros. Um Ferrari 599 branco é pouco usual, mas fica muito legal. Ví pelo menos mais três Ferraris brancos mas não consegui fotografar. O Porsche 911 branco com interior bege é o sonho do Bob Sharp. O branco é popular também nos híbridos da Toyota - se vê muitos Prius na rua. Que bom que essa preferência está chegando aqui
  

Honda Accord e Toyota Fielder (e um Prius ao fundo), peruas ainda vendem bem no Japão

Toyota Prius e Toyota Sail, híbridos são muito populares nas ruas

Fiat 500, também popular, tamanho reduzido com estilo

O Porsche do Bob

Exóticos, muito elegantes em branco


LAMBOS

São Paulo tem uma boa circulação de carros exóticos. Sábado e domingo, nos Jardins - bairro nobre de São Paulo - é possível ver um desfile de máquinas exóticas. Mas é sempre bom escutar o som de um Lamborghini. Essas fotos, assim como as dos exóticos acima, foram feitas num bairro muito parecido com os Jardins, ou Beverly Hills, na Califórnia. Os donos desfilam em seus carros passando por várias ruas nas imediações. Quem tem um carro assim gosta de se exibir; natureza humana. Uma pena que o LP-670 SV tenha ficado encoberto belo ônibus.



PERUAS

Uma pena que por aqui os Tucsons da vida tenham praticamente acabado com o segmento de peruas. Acredito que a grande maioria dos autoentusiastas prefere as peruas aos utilitários esportivos. Alfas já são quase uma raridade, ainda mais peruas. E a Cadillac CTS também é muito bacana.

 


LEXUS

Enquanto a Toyota ataca a base do mercado com os kei cars da Daihatsu (que é da Toyota), a Lexus ataca o topo com os modelos de luxo e com o máximo de tecnologia. Curioso é que apenas recentemente a marca Lexus foi lançada no Japão. Até então os Lexus eram vendidos como Toyota. Pouco popular no Brasil, a Lexus tem muito prestígio nos Estados Unidos. O LFA, que já falamos muito aqui, e o IS-F, são carros que eu gostaria muito de guiar.

IS-F, o primeiro Lexus de performance em seu azul radiante

IS, venderia bem por aqu.

SC, popular e ainda interessante apesar da idade

LS, para encarar bem o Mercedes-Benz classe S e o BMW série 7


DUAS RODAS

As motos de alta performance que vemos por aqui parecem não ser a preferência em Nagoya. Lá o pessoal gosta de algo mais retrô. A Kawasaki Zephyr 1100 ou a Honda 750 Four logo abaixo deixariam muitos autoentusiastas loucos. Já a scooter do Jaspion mais abaixo... 



OUTROS

Agora uma miscelânea de carros bacanas ou diferentes que não consegui juntar em categorias.


Kei cars? Tô fora!

Rolls Royce Silver Cloud, nos "Jardins".

Toyota Prius. Ainda bem que a direção é do lado direito


Toyota IQ, um Smart mais "smart", pois leva 4 pessoas.
Largo, baixo e com rodas grandes parece bem estável
E a Toyota tem fama de ser conservadora!

Falando em Smart, um ForFour, raro

Godzilla e seu antepassado

Toyota Chaser, quem joga "Gran Turismo" conhece

Esse tipo de minivan é muito popular.
Estranho, pois as famílias são pequenas e eleas são muito grandes
Muitas são bem equipadas com acessórios que as deixam mais esportivas (!). Eu passo

Daihatsu Terios, imagine esse carrinho aqui com a marca Toyota!

Mazda RX7, para quem acha que carros japoneses não tem alma

Nissan Cube, a minha caixinha preferida

Mazda Miata, mais um com alma. Verdinho como o Lotus que o inspirou.
Esse eu gostaria de ter um dia

Nissan Figaro, um retrô com produção limitada no início dos anos 90

Mitsuoka Viewt, um cruzamento de Nissan Micra com Jaguar.
Deveria encabeçar todas as listas de carros mais feios do mundo

Todo mundo quer ser americano!

Saab 900. Para deixar o meu amigo JJ feliz

E esse foi resultado de duas caminhadas de duas horas cada. Foi difícil selecionar o conteúdo desse post e ele acabou ficando muito longo. Acho que bati o recorde de post mais longo!

Para finalizar deixo um sorriso, que reflete o prazer dessa viagem.

PK

Um comentário:

Anônimo disse...

Toyota Chaser!!! que saudade de passar a noite inteira jogando G.T. o Skyline e o RX-7 tbm era muito bons.....