FORD GT40 - HENRY FORD MUSEUM

Post feito originalmente para o blog AUTOentusiastas.


Revisitando álbuns antigos encontrei um feito antes do nascimento do AUTOentusiastas e que estava meio perdido: o do Museu Henry Ford.

Visitei o museu pela segunda vez em janeiro de 2007. Com certeza um dos mais bacanas de todos que conheço. Só essa visita renderia um grande post. Mas isso vai ficar para uma outra oportunidade. Enquanto isso o álbum completo está aí na barra lateral. Divirtam-se.

O museu tem muitos carros interessantíssimos e históricos. Entre os especiais, um que gostei muito foi o Ford GT40 Mark IV de 1967. Na época da minha visita completava 40 anos! O carro exposto venceu a 24 Horas de Le Mans de 1967, pilotado por Dan Gurney e A. J. Foyt. 

Mas esse carro me chamou atenção porque é bem diferente dos GT40 mais conhecidos. Minha referência para os GT40 é o modelo anterior que ganhou a prova de resistência de Le Mans em 1966 conquistando também as segunda e terceira posições. Esse modelo (Mark II) teve sua versão de rua (Mark III) e além de ser replicada por vários outros construtores, como a Americar por exemplo (veja o post aqui), também inspirou o moderno Ford GT de 2005/06.

Réplica do GT40 MKI feita pela Americar

Na tentativa de deixar o GT40 mais leve e aerodinâmico o Mark IV usava um novo chassis e era mais longo. Daí o desenho diferente. Esse carro também tem duas coisas interessantes. A primeira é a "cápsula Gurney", um calombo na capota (que é tomada em parte pela porta), que nada mais é que um ressalto para acomodar os mais de 1,9 metro do piloto Dan Gurney. Outro ponto que só vi numa foto do próprio museu é a estranha presença de um pneu sobressalente no cofre do motor. Coisa do regulamento da época.

O GT40 Mark IV tem um motor Ford 427 (7-litros) com mais de 500 cv.







Esta foto: Museu Henry Ford

PK

Nenhum comentário: