UM CHAMADO QUE DEVE SER RESPONDIDO

Paulo Keller recomenda.

Leia AUTOentusiastas!

Abaixo está a introdução de um dos textos do MAO (Marco Antônio Oliveira), um cara sensível, com muita personalidade e opiniões bem definidas, que escreve sobre carros e pessoas ligadas ao seu mundo de uma maneira envolvente. Texto sobre carros (e motos) com essa profundidade não são encontrados em muitos lugares. Coisa fina.

“O que debilita mais rapidamente do que trabalhar, pensar, sentir sem uma necessidade interna, sem uma profunda escolha pessoal, sem alegria, como um autômato do dever? É a receita para a decadência de mente e espírito.” – Friedrich Nietsche

"Nunca julgo como cada pessoa se vira para ganhar a vida. Simplesmente não é da minha conta. Mas eu não consigo imaginar como milhões de jovens hoje em dia decidem suas profissões baseados apenas em questões práticas de emprego e dinheiro. Dinheiro, fama e glória não são ruins em si, mas ainda acredito que são ótimos apenas se como resultado do que realmente é importante na vida: a dedicação de uma pessoa à sua vocação.

A vida é mais que o que se tem e os nossos momentos de lazer inconsequente. Existe algo dentro de nós que nos move para frente, que age em cada pessoa de uma forma única, um chamado que deve ser respondido se uma pessoa quer ter a satisfação e a realização pessoal que formam a real felicidade, aquela que aplaca a eterna ansiedade da existência. É algo que não tem absolutamente nada a ver com dinheiro, fama e glória, mas é muito melhor. Um engenheiro tem que projetar algo e ver isto funcionar, um médico tem que salvar uma vida, um bombeiro tem que entrar com coragem em um prédio envolvido em chamas, e sair de lá vivo e com seu dever cumprido. Só assim se amansa a voz dentro de você, preenche-se aquele vazio incômodo na boca do estômago, e tranquiliza-se a existência. Mesmo se nada de material venha disso, que ninguém leia o que o escritor escreve, que o pobre bombeiro tenha um salário miserável, o chamado ainda assim tem que ser atendido. Inevitável para uma pessoa ser realmente feliz.

Um efeito sensacional vem disso. Uma pessoa que atende a este chamado cria coisas não para ele, mas para o mundo lá fora. Médicos, policiais e bombeiros salvam vidas, engenheiros deixam carros e prédios e pontes; escritores ensinam e inspiram. O mundo fica melhor e progride. Todo mundo ganha."

Seria muito bom se conseguíssemos atender ao chamado reservado a nós. Mas mesmo que ele muitas vezes não seja muito claro, um pouco de paixão naquilo que fazemos ajuda muito.

Ao meu ver, o MAO atende ao seu chamado!

Veja o link se quiser saber o que inspirou o MAO a escrever essa introdução:
Quando os mamutes andavam sobre a Terra.

Abraço

PK

2 comentários:

Gus Weber disse...

Por incrivel que pareca eu concordo com o "Homem-Chevette", a melhor coisa que se pode ter na vida eh viver fazendo o que se gosta. O detalhe eh que nem sempre se consegue vaga onde se quer, ou no emprego que se quer, ou nem sempre fazemos dinheiro fazendo o que gostamos. Se conseguirmos equilibrar paixao, profissao, recursos e retorno estamos perto do mundo ideal. Eu gosto do que faco, mesmo assim estou preso a muitas limitacoes, e estou longe de ganhar ($) o que gostaria, mas acho que pelo menos estou no caminho certo.

Paulo Keller disse...

Gus,
De fato é difícil e acho que poucos conseguem atender ao chamado e atingir a plenitude. Fazemos o que podemos. Surfar a vida é uma arte.
Obrigado pela visita.
Abraço