FRAGMENTOS


Desde que comecei a fotografar em 2003 sempre me ative muito a fotos de detalhes, ou como meus amigos chamam, fragmentos.

Esses amigos aí, no começo não me entendiam. Na verdade dois ou três me incentivavam. Mas quando eu distribuía minhas fotos por e-mail sempre vinham muitas gozações e algumas reclamações dizendo que gostariam de ver o carro inteiro. Acho que a maioria delas era brincadeira.

Mesmo que não fosse nunca dei muita bola. Na verdade quanto mais reclamavam, mais fragmentos eu fazia só para contrariá-los.

Fotos de carros em "corpo inteiro" tem aos montes na Internet! Por que eu faria mais uma. Já um fragmento pode intrigar o expectador mais sensível. Pode fazer as pessoas usarem a imaginação para completar a imagem do jeito que elas quiserem. Pode também chamar a atenção para um detalhe já visto, mas não sentido.

Outro ponto é a estética que um fragmento pode proporcionar. Como aprecio a casualidade das coisas (daí PK Casual) prefero captar um momento exatamente como ele acontece, sem interferência alguma. Captar um fragmento é um jeito de não mostrar a desordem ou falta de estética de uma cena. Tentem fotografar um carro num estacionamento. Dificilmente se consegue um ângulo bom sem a interferência de uma paisagem indesejada.

Agorinha, olhando umas fotos diversas, selecionei alguns fragmentos que não julgo os melhores que já fiz, mas ilustram o que quis explicar.

Veja mais no fragmentos no link.

7 comentários:

Paulo Vizeu disse...

... putzz, coisa de gente grande!

Paulo Keller disse...

Xará,

Que honra receber sua visita!

Abraço.

Fabio Aro disse...

Lindas Paulão!
Destaque pra primeira foto (me arrisco em dizer que parece uma mercedes de 37?) e, falando de carro, para o Torino!
Abração.

Paulo Keller disse...

Fábio, é um Auto Union Type C 1936.

Abraço.

Gustavo disse...

Paulo, fantasticas suas fotos. gosto muito de fragmentos também. Você edita muito suas fotos? e que maquina e lentes você tem?

Parabéns!!
Gustavo

Paulo Keller disse...

Gustavo,

Obrigado pela visita. Eu edito sim minhas fotos. Nesse outro post eu descrevo um pouco os softwares que uso:http://paulokellercasual.blogspot.com/2010/01/softwares-que-uso.html


Atualmente tenho uma Nikon D300 e 3 lentes: uma Nikon 18-200 com VR, uma Sigma 10-24 grande angular, e uma Nikon 50mm f1.8.

Abraço.

Unknown disse...

É isso aí Paulo, como sabe também dou preferência ao tais "detalhes fragmentados". São estéticamente mais interessantes e uma mostram uma visão pessoal de quem fotografa. Fotografar o carro inteiro é muito impessoal.

Grande abraço.
(O blog está muito bom !)